Programa Eleitoral
Um projeto sólido para o Castelo
Há desafios no nosso Castelo.
Estas são as prioridades imediatas
01
Pessoas primeiro — proximidade e apoio social
Cuidar de quem cá vive, em todas as idades: mais respostas sociais, saúde próxima, envelhecimento digno e juventude com oportunidades. Apostamos numa Junta próxima, transparente e útil no dia a dia.
02
Ambiente e proteção civil — prevenir, proteger, preparar
Território seguro e bem cuidado: prevenção de incêndios, mapeamento e sinalização de acessos ao rio, revitalização de trilhos e espaços naturais. Segurança com tecnologia e trabalho em rede.
03
Economia local — produtos endógenos e cultura
Valorizar o que é nosso: reforçar a Expocastelo, apoiar produtores e artesãos, promover a marca “Castelo” e criar novas oportunidades de venda e visita. Cultura viva como motor de identidade e desenvolvimento.
04
Habitação e infraestruturas
Diagnosticar e melhorar o património da Junta, estudar novas soluções de habitação social e garantir manutenção regular das vias — com prioridade às que são críticas para a segurança.
Missão
Para concretizar a nossa visão, definimos metas e ações claras
Website da Freguesia: serviços simples, transparência total
Lançar um site útil ao cidadão: marcações online, denúncia de pontos a intervencionar com geolocalização, diretório de empresas, regulamentos, atas e contactos úteis. Modernizar é aproximar.
Rede de Proteção Civil e prevenção de incêndios
Georreferenciar e sinalizar acessos ao rio e estradas críticas; mapear habitações de maior risco e residentes vulneráveis; criar uma rede de acompanhamento de proximidade. Preparação que salva.
Apoio às Famílias e Loja Social do Castelo
Apoio direto à natalidade (1.400€ por criança), reforço de bens essenciais e criação da Loja Social para reutilização responsável de roupa, brinquedos e artigos de puericultura — com dignidade.
Economia e cultura: Expocastelo e Espaço Multiusos
Reinventar a Expocastelo com foco nos produtores locais (showcookings, formações, freguesia convidada), criar um espaço multiusos ligado à EN2 para venda de produtos e instalar um mural artístico no Pavilhão do Castelo.
